Literatura Periférica como Proposta Pedagógica de Formação Crítico-Social

Autores

  • Jorge Adrihan do Nascimento de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.55905/rmuscv3n2-003

Palavras-chave:

literaturas periféricas, proposta pedagógica, formação crítico-social, escola

Resumo

O presente estudo objetiva discutir as potencialidades da literatura periférica como proposta pedagógica na perspectiva de uma formação crítico-social do alunado. Para tanto, de início, aponta-se uma contextualização histórico-social do termo “literatura periférica”, para assim, debater sua presença nas propostas pedagógicas. Caracteriza-se enquanto uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e exploratória quanto aos objetivos. A partir da investigação, com arcabouço em teorias progressistas da educação, destaca-se o quanto a literatura sempre esteve rodeada de elitismos, desconsiderando as produções de sujeitos da periferia e seus lugares sociais. Salienta-se que a escola é o espaço de oportunização de literaturas e escritores que ao longo da história foram marginalizados, mas que hoje ecoam suas vozes a partir do fazer literário. Logo, a integração dessas produções literárias ao ensino escolar proporciona um espaço de representação para vozes historicamente silenciadas, fomentando a reflexão sobre as realidades sociais, políticas e econômicas que permeiam as diferentes vivências.

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

Moraes, J. A. do N. de. (2025). Literatura Periférica como Proposta Pedagógica de Formação Crítico-Social. Revista Multidisciplinar Do UniSantaCruz, 3(2). https://doi.org/10.55905/rmuscv3n2-003

Edição

Seção

Artigos