Inovador, emocional ou tecnológico? O comportamento dos consumidores no futuro

Autores

  • Marcella Grangeiro Lima

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Inovação, Marketing, Compradores

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o comportamento do consumidor futuro em alguns países. Sua base teórica é descrita por diversos autores que apresentam conceitos dentro da área de marketing, como os conceitos de comportamento de consumidores e compradores. Sua contextualização baseou-se no novo cenário de mudanças, no qual os líderes empresariais buscarão inovar novos produtos, processos e serviços. Apresenta materiais bibliográficos sobre o tema encontrados em plataformas digitais como Scielo e google acadêmico. Foi delimitado à luz do conceito de inovação segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico que a explica como um novo processo, produto melhorado ou uma combinação de ambos (OCDE, 2018).A abordagem da pesquisa foi qualitativa e os primeiros procedimentos metodológicos foram de natureza exploratória e descritiva,  buscando aprofundar o conhecimento sobre o tema abordado; a segunda etapa foi explorar estudos de caso reais de mudanças nos negócios, tendências globais e comportamentos dos clientes na realização de experiências inovadoras em modelos de negócios. Os principais resultados abordaram as relações conceituais com os estudos trazidos de empresas reais, por meio dos quais é possível identificar e analisar os perfis comportamentais e suas gerações na compra de produtos, nas ofertas de serviços ou nos processos que levarão a inovações nos negócios nos próximos anos, obtivemos sucesso na identificação do comportamento desses novos clientes por meio de relatórios da Worth Global Style Network (WGSN). Concluímos que a abordagem conceitual do comportamento do consumidor em gerações foi relevante para o trabalho, cuja estruturação do entendimento da necessidade e desejo de novos compradores advém da proposta de criação de um conceito que mesclasse Inovação e Marketing.

Referências

Banov; R.M.Comportamento do consumidor- Vencendo desafios. São Paulo. Editora: Cengage. Ano:2018.

Bell; A. O consumidor do futuro 2021. Relatório da WGSN.

Bell; A. O consumidor do futuro 2022. Relatório da WGSN.

Costa.C.A; Silva; A.M. O comportamento do consumidor de infoproduto. Research, Society and Development, v. 10, n.3. Ano:2021.

Hawkins; I.D; Mothersbaugh; L.D. Comportamento do consumidor: contruindo a esttratégia de marketing. Editora: Elsevier. Ano:2018.

Marcial; C. E; Pio, J. M. Megatendências mundiais 2040: contribuição para um debate de longo prazo para o Brasil. Brasília, 2023.

Oliveira; S.M; Santos, B.C; Roma, C.D.A. Estratégias de marketing digital na era do consumidor do futuro. Araraquara, 2021.

Pomirkovana; Y. C. Consumidor do Futuro: Eco consciência na geração Z. Ano:2020. Porto; R; Okada. S. Comportamento do consumidor em canais cruzados: Modelo de mediação moderada nas compras online/offline. Revista de administração contemporânea. Ano:2018.

Viana; C.R; Souza; A.N. Market trends: O consumidor do futuro e as principais tendências de consumo. Revista Marketing- PUCPR.;v.1, edição 1. Ano:2021.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Lima, M. G. (2024). Inovador, emocional ou tecnológico? O comportamento dos consumidores no futuro. Revista Multidisciplinar Do UniSantaCruz, 2(3), e439 . Recuperado de https://periodicos.unisantacruz.edu.br/index.php/revmulti/article/view/439

Edição

Seção

Artigos