O endomarketing como ferramenta estratégica para motivar colaboradores
DOI:
https://doi.org/10.55905/rmuscv2n1-006Palavras-chave:
endomarketing, marketing, motivaçãoResumo
A pesquisa aborda o endomarketing na perspectiva de um conjunto de ações que tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores. Ao proporcionar um clima organizacional agradável, os colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos, o que gera a motivação. Essa pesquisa tem como objetivo discorrer acerca da importância do endomarketing nas empresas como ferramenta estratégica para motivar seus colaboradores, a fim de aumentar a produtividade e consequentemente a lucratividade da organização. Será tratado este tema antes e depois da pandemia do coronavírus de 2019 também chamado de COVID 19. Neste período algumas ações impactaram a forma de trabalho e atuação das empresas resultando em alguns casos na adoção do modelo de trabalho home office, também chamado de trabalho remoto. A pesquisa aborda os diferentes fatores que levam as pessoas a motivação bem como a contribuição do endomarketing junto a organização.
Referências
BEKIN, S. F. Conversando Sobre Endomarketing: Um Ciclo de Entrevistas com Saul Faingaus Bekin. São Paulo: Makron Books, 1995.
BRUM, Analisa de Medeiros. Respirando endomarketing. 3 ed. Porto Alegre: L&PM, 2003.
______. Endomarketing como estratégia de gestão: Encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 2005
CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à administração de recursos humanos. Barueri: Manole, 2010.
GHERMANDI, Filippo. Pirâmide de Maslow: Entenda a Hierarquia das Necessidades Humanas. 2018. Disponível em: https://jornadadogestor.com.br/o-que-e/piramide-de-maslow-hierarquia-das-necessidades-humanas/. Acesso em: 26 de dezembro de 2022.
GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de janeiro: Elsevier, 2003.
KOTLER, Philip; Keller, Kevin. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
LAS CASAS, Alexandre L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MAXIMINIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: Da escola científica á competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SOTO, Eduardo. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2002.
STEWART, Thomas A. Capital intelectual - 6ª Ed. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues, Priscilla Martins Celeste. Rio de Janeiro: Campos 1998.
