Do conto à inclusão: estratégias para a inclusão do TEA na contação de histórias

Autores

  • André Siqueira Campos
  • Cristiane de Souza Magnani

DOI:

https://doi.org/10.55905/rmuscv2n1-001

Palavras-chave:

inclusão, Autismo, contação de histórias

Resumo

A metodologia de contar histórias é um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento da criança dentro e fora do ambiente escolar. É por meio das histórias que o ser humano se desenvolveu, possibilitando que as futuras gerações aprendessem com os acertos e erros de seus antepassados, o que levou a esse recurso ser amplamente utilizado na educação infantil. E reconhecendo o poder desta ferramenta que se observa a necessidade de promover a inclusão do público TEA (Transtorno do Espectro Autista) nestas atividades, inclusão essa garantida por lei.  Por isso esse trabalho tem como objetivo, explorar possíveis estratégias que possibilitem ao contador de histórias promover a inclusão do público TEA nesta atividade tão importante, levando em consideração as características do transtorno. Neste trabalho serão exploradas a origem da contação de histórias, assim como seus benefícios para o público infantil e seus usos em ambiente escolar, seguido por algumas definições sobre TEA, passando por suas características e direitos garantidos por lei, para no final, propor algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos contadores como, utilizar com moderação recursos áudio visuais, a fim de evitar crises desencadeadas pelas características do transtorno, utilizar objetos do hiperfoco dos alunos para gerar o interesse e a interação deles nas atividades, evitar a mudança de ambiente ou de rotina, a fim de evitar crises de sofrimento pela mudança, pois o apego a hábitos e rotinas também são características do transtorno, assim como a utilização da linguagem simples, que é internacionalmente reconhecida como ferramenta de inclusão por simplificar a linguagem utilizada. Finalmente chegando à conclusão de que este tema merece mais pesquisas de outros campos a fim de aperfeiçoar as estratégias propostas que até a finalização deste trabalho são teóricas, mas faz-se importante por iniciar a discussão sobre a inclusão do público TEA na contação de histórias

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-V - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BERNARDINO, Andreza Dalla. SOUZA, Linete Oliveira. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educere et Educare, Cascavel, 2011. Disponível em: < https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4643/4891 > Acesso em 03 de Dez. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.> Acesso em: 27 de Nov. 2023.

BRASIL. Lei n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 23 de nov. de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 23 de nov. de 2023.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, Rj: Vozes, 2003.

LOPES, Vanessa de Araújo; SOBRINHO, Marcos Fernandes. Transtorno do Espectro Autista(TEA): Material de apoio a práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil. Urutaí, GO: Instituto Federal Goiano, 2022. Disponível em: < https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2729/2/Produto_educacional_Vanessa_A_Lopes.pdf > Acesso em 15 Nov 2023.

MAGNANI, Cristiane. Garantismo E Direitos Fundamentais Da Criança Com Transtorno Do Espectro Autista E A Importância Da Formação Do Professor/Tutor. Curitiba: Uninter, 2023. Disponível em: <https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2885> Acesso em 01 Nov. 2023.

SANTOS, Rita de Cássia Alves Lopes dos. Reflexões sobre a arte de contar histórias. Revista Educação Pública, v. 20, nº 5, 4 de fevereiro de 2020. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/5/reflexoes-sobre-a-arte-de-contar-historias> Acesso em 26 de Nov. 2023.

SILVA, Francyneves de Moraes e. Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista da educação infântil: uma revisão integrativada literatura/ Francyneves de moraes e Silva. UFPB, João Pessoa, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27200> Acesso em 26 de Nov. 2023.

SOUZA, F. L. de .; MARTINS, L. de A. R. . A Linguagem Simples no Atendimento Educacional Especializado e as tessituras da inclusão. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e11136, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23606. Acesso em: 10 dez. 2023.

TAHAN, Malba. A Arte de ler e contar histórias. 5.ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1966.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Edição

Seção

Artigos