A importância do sistema braille no processo de ensino aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual e baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-003Palavras-chave:
braille, deficiente visual, inclusãoResumo
O Braille é a ferramenta de comunicação tátil utilizada pelos cegos para ler e, foi desenvolvida no ano de 1825, na França por um homem chamado Louis Braille. Ele morava em uma pequena cidade chamada Coupvray, que ficava localizada ao leste de Paris. Seu pai era carpinteiro e fabricava arqueiros para as pessoas de sua cidade. Quando Louis tinha apenas três anos de idade, feriou os olhos e ficou cego quando brincava com algumas ferramentas de trabalho de seu pai. Foi então, que Louis acabou tendo que estudar em uma instituição específica para cegos na França. Ao longo de sua vida, se aprofundou em estudos para facilitar o aprendizado e a leitura de deficientes visuais, foi aperfeiçoando suas pesquisas com o passar dos anos, até finalmente desenvolver o sistema Braille. A inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão, é antes de tudo, uma questão de ética, onde os profissionais da educação necessitam estar atentos à sua volta e perceber que há atualmente várias diversidades, culturas, habilidades, religiões, entre outros fatores presente em salas de aula. Portanto, identificar e respeitar essas diferenças já representa um primeiro passo para a inclusão, pois esse misto de diversidades constitui-se no ato inclusivo. No ambiente escolar, quando o assunto é o apoio e a inclusão ao aluno deficiente visual, tudo dependerá da formação que o profissional da educação recebe, pois é ela que pode assegurar que o professor desempenhe seu papel social. A metodologia utilizada para tal pesquisa é de cunho bibliográfico.
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