Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Juliana Jhenifer Sali
  • Cristiane de Souza Magnani
  • Marcia Bacelo Patella

DOI:

https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-004

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, lúdico, transformações

Resumo

Este estudo acadêmico pretende diferenciar o processo de alfabetização e letramento, bem como fazer com que os profissionais da área educacional reflitam sobre sua prática pedagógica, planejando ações que possibilitem tais aprendizagens a serem alcançadas, propostas pedagógicas inovadoras, refletindo a importância de trabalhar o lúdico em sala de aula, levando as crianças a imaginar, sonhar, divertir-se e, sobretudo, aprender. Verifica-se que não se pode pensar em alfabetização, distanciando das práticas de letramento, pois uma complementa a outra. Entende-se que não é só no âmbito escolar que se dá os processos de alfabetização e letramento, pois é um processo que se estende por todos os anos de escolaridade, e por toda a vida. Percebe-se que estamos vivendo um momento educacional peculiar em que as transformações intensas estão exigindo dos educadores um aprimoramento constante, criando novas necessidades, nessa fase de transição, entende-se que, de fato, a escola vem sofrendo um grande impacto, mas que a assimilação do novo é ainda inconsciente.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Sali, J. J., Magnani, C. de S., & Patella, M. B. (2023). Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. In Litteras, 8(1), 47–70. https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-004