Estudantes imigrantes dentro das escolas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-007Palavras-chave:
educação, imigrantes, inclusãoResumo
O número de crianças vindas de diferentes países tem crescido significativamente nos últimos anos, esse fenômeno vem se ampliando principalmente dentro de escolas públicas, por conta disso, o sistema educacional brasileiro tem se visto despreparado e enfrentando vários desafios para a recepção e inclusão desses estudantes imigrantes e refugiados que tem chegado ao Brasil. As barreiras a serem enfrentadas são grandes, por conta da falta de recursos, falta de preparo dos docentes e gestão pedagógica, que tem um importante papel de apoio aos professores, alunos e famílias nessa situação, para que os direitos que esses discentes tem a educação seja exercido com excelência e para o melhor acolhimento dessas pessoas dentro da comunidade escolar. As dificuldades são ainda maiores aos olhos das crianças, que se veem de frente a uma nova língua, uma nova realidade escolar e costumes onde são inseridos e impostos a viver uma vida considerada normal fora de sua realidade habitual.
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