A importância do incentivo à leitura na infância
DOI:
https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-002Palavras-chave:
leitura, infância, educaçãoResumo
A leitura é uma prática essencial para o desenvolvimento infantil, pois estimula a criatividade, a imaginação e auxilia na compreensão do mundo, além de contribuir para o desenvolvimento da fala e da escrita. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo principal analisar a importância da prática de leitura desde a infância, destacando a relevância da família e da escola na formação do hábito de leitura. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi possível observar que a participação ativa da família e da escola é fundamental para o processo de formação do leitor, evidenciando o papel do mediador na interação entre a criança e o livro. Além disso, destaca-se que o ambiente em que a criança está inserida influencia diretamente em seus hábitos de leitura. A prática da leitura contribui para o desenvolvimento do vocabulário e para o aprimoramento do pensamento crítico e reflexivo, e a literatura infantil desempenha um papel importante nesse processo, pois auxilia no desenvolvimento da oralidade, da imaginação e da criatividade, além de promover a inserção da criança em um mundo letrado.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 mar. de 2023.
BRASIL. Parâmetros Nacionais Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 7.ed. São Paulo: Moderna, 2000.
DE SOUZA, Crislêine da Silva. A importância da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem. In: Revista Fucap PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: uma prática sem fronteiras. v. 88745, p. 65, 2020. Disponível em: https://www.fucap.edu.br/dashboard/livros_editora/aaa54403ae81c219248529409cf26484.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua Portuguesa. Coordenação de edição Marina Baird Ferreira; equipe de lexicografia Margarida dos Anjos. – 7. ed. – Curitiba: Ed. Positivo; 2008.
FLORENCIANO, Karla Alexandra Benites; BARBOSA, Edna Aparecida Brizuela. A prática da leitura no ensino fundamental: reflexões e possibilidades. Horizontes - Revista de Educação, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 24–36, 2019. DOI: 10.30612/hre.v7i13.8752. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8752. Acesso em: 17 abr. 2023.
FRANÇA, Ana Célia da Silva Sousa; DE AZEVEDO, Gilson Xavier. Literatura infantil para crianças de 4 a 5 anos. REEDUC-Revista de Estudos em Educação (2675-4681), v. 8, n. 1, p. 322-342, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12615. Acesso em: 15 abr. 2023.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler em Três Artigos que se Completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
GIACOMOLLI, Leodete; PEREIRA, Lisanil da C. P. Literatura e a contação de história na educação infantil. Revista de Comunicação Científica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 162-173, 2021. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5836. Acesso em: 15 abr. 2023.
KAZIMA, Eliane Pereira de Sousa. Incentivo à Leitura como Recurso Pedagógico para Promover o Hábito de Leitura. Revista Científica FESA, v. 3, n. 3, p. 82–90, 2023. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/264. Acesso em: 5 abr. 2023.
MOREIRA, Edilene Aparecida. et al. Relação bebê e leitura: valorização do bebê como ser pensante. 2022. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2987. Acesso em: 18 abr. 2023.
PEREIRA, Maria Alice Monteiro. et al. Relação família/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança. 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743. Acesso em: 20 abr. 2023.
REGINATO, Célia Aparecida. Literatura Infantil: contribuições para a formação da criança leitora numa perspectiva humanizadora. UNESP. 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/235221/reginato_ca_me_mar.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 08 abr. 2023.
RIBEIRO, Milena. Três questões sobre formação de leitores: bibliotecas escolares, prática de leitura e fragmentação. Revista de Letras - Juçara, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 6-17, 2019. DOI: 10.18817/rlj.v3i2.2049. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2049. Acesso em: 14 abr. 2023.
RODRIGUES, Adriana Maria de Melo. et al. Desenvolvimento da leitura na educação infantil: o papel do lúdico. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, In: Rsdjournal v. 11, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25228. Acesso em: 6 abr. 2023.
SANTOS, Mariluza de Almeida. A influência da família no processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças: descortinando interfaces entre família e escola para a conquista da alfabetização. 2019. Disponível em: https://repositorioexterno.app.ufrb.edu.br/bitstream/123456789/788/1/Mariluza%20de%20Almeida%20Santos.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.
SILVA, Benedita Paulina. et al. A Importância da Literatura Infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 6, p. 1278–1289, São Paulo. 2021. Disponível em https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1522. Acesso em: 02 mar. 2023.
SILVA, Rosana Magalhães da. ASSUNÇÃO, Keila Cristina Medrado de. Conto de fadas: um instrumento de incentivo à leitura com alunos do 2º ano do ensino fundamental 1. Orientador: Mauro Sérgio Soares Rabelo. 2022.43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/624. Acesso em: 19 abr. 2023.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitiymark/Dunya. 1999.
ZUANETTI, Patrícia Aparecida. et al. Intervenção baseada em leitura compartilhada de histórias: efeito nas tarefas de baixo e alto nível de leitura e escrita. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020129. Acesso em: 10 abr. 2023.