Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1.1. Para a submissão de artigos, é imprescindível que o manuscrito a ser avaliado esteja em conformidade com o Template (modelo para autores) fornecido pela revista. Este modelo serve como estrutura fundamental para que os autores organizem seus artigos de acordo com as diretrizes estabelecidas, facilitando o processo de submissão e assegurando que os textos estejam devidamente formatados desde o início.

1.2. Os manuscritos encaminhados para publicação serão submetidos aos processos de desk review e Double Blind Review. Os pareceres serão enviados ao(s) autor(es) para ciência e eventuais reformulações, se necessário. Para mais informações, consulte a seção "Processo de Avaliação por Pares".

1.3. A formatação do texto deve seguir os seguintes parâmetros: fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. O número máximo de autores por artigo é três. Caso exceda este número, favor entrar em contato com a equipe editorial.

1.4. O artigo deve conter: título em português, inglês e espanhol, bem como resumo, palavras-chave; abstract, keywords; resumen, palabras clave. Devem ser inseridas de 4 a 6 palavras-chave, que não devem figurar no título.

1.5. O corpo do texto deve ser redigido em um dos três idiomas permitidos (português, espanhol ou inglês).

1.6. Para que os artigos sejam aceitos, é exigido que os autores providenciem a revisão gramatical do texto e dos resumos (inclusive em língua estrangeira), realizada por um profissional com experiência na área. Os custos dessa revisão são de responsabilidade dos autores.

2. QUALIFICAÇÃO DOS AUTORES

Os artigos submetidos para publicação na revista devem, obrigatoriamente, incluir entre seus autores pelo menos um pesquisador com título de doutor. Esta exigência visa garantir a excelência científica e o rigor acadêmico dos trabalhos publicados, assegurando que as pesquisas sejam conduzidas e avaliadas por especialistas altamente qualificados em suas respectivas áreas de conhecimento.

3. IDIOMAS

Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

4. CADASTRO E SUBMISSÃO

4.1. As propostas de artigos para publicação na Revista Direito & Inclusão devem ser submetidas exclusivamente por meio do sistema eletrônico de submissões disponível nesta plataforma. Antes disso, é necessário realizar um cadastro, utilizando login e senha, o qual pode ser feito através deste link: https://periodicos.unisantacruz.edu.br/index.php/dein/submission/wizard

4.2. Uma vez logado na plataforma, o autor deve clicar em "Fazer nova submissão" e seguir cinco etapas:

4.3. Passo 1: Início
O autor deve selecionar o idioma da submissão, confirmar que o manuscrito atende aos requisitos exigidos e concordar com o armazenamento dos dados que serão inseridos.

4.4. Passo 2: Transferência do manuscrito
Nesta etapa, devem ser enviados DOIS arquivos: um contendo o artigo sem os nomes dos autores, marcado como “texto do artigo”, e outro contendo apenas os nomes e dados dos autores.

4.5. Passo 3: Inserir metadados

  • Títulos, resumos e palavras-chave devem ser fornecidos em português, inglês e espanhol nos campos indicados durante a submissão;
  • O resumo deve conter entre 150 e 250 palavras, destacando o objetivo, método e conclusões do trabalho. O texto do resumo, redigido em parágrafo único e na terceira pessoa, deve estar livre de citações diretas ou indiretas, símbolos ou abreviações incomuns, e fórmulas ou equações, exceto quando absolutamente necessárias;
  • Os dados de todos os autores (na ordem em que serão publicados) devem ser informados: nome, sobrenome, e-mail, ORCID id, instituição de vínculo e um minicurrículo com breves informações profissionais (máximo de 50 palavras);
  • As palavras-chave (até seis) devem representar o conteúdo do artigo (nas três línguas já indicadas).

4.6. Passo 4: Confirmação
Confirme a finalização da submissão.

5. ARTIGOS RESULTANTES DE PESQUISAS FINANCIADAS

Os artigos originados de projetos de pesquisa financiados devem indicar, na seção de AGRADECIMENTOS ao final do artigo, a informação relativa ao financiamento da pesquisa.

6. DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

6.1. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos.

6.2. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Direito & Inclusão o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Além disso, por se tratar de uma revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias e para aplicações educacionais e não comerciais.

6.3. Os autores têm permissão e são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode resultar em trocas produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

7. RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

7.1. Os autores são responsáveis pelo conteúdo publicado, comprometendo-se a participar ativamente da discussão dos resultados de sua pesquisa científica, bem como do processo de revisão e aprovação da versão final do trabalho.

7.2. Os autores são responsáveis pela condução, resultados e validade de toda investigação científica.

7.3. Os autores devem informar à revista sobre qualquer conflito de interesse.

7.4. As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

7.5. Ao submeter o artigo, o autor atesta que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.